Bocas del Toro – Dicas de viagem!

Você está planejando uma viagem para o Panamá ou Costa Rica? Ou talvez os dois? Bem, de qualquer forma, Bocas del Toro provavelmente está (ou pelo menos deveria) no seu plano de viagem ou itinerário. Bocas del Toro é uma província do Panamá no Mar do Caribe composta por 9 ilhas principais, alguns “Cayos” e várias pequenas ilhas. A coisa boa sobre Bocas é que você pode experimentar uma ilha caribenha com muita natureza (você não vai encontrar nenhum grande resort ou restaurantes mais chique) com apenas a quantidade certa de infra-estrutura para que você esteja confortável e pode ficar lá o quanto você quer.

Como chegar lá?

Bocas del Toro está muito perto da fronteira entre a Costa Rica e o Panamá, eu vou lhe dizer como chegar da Cidade do Panamá, embora eu também ache que é muito fácil chegar lá da Costa Rica. Da Cidade do Panamá, você tem duas opções: avião ou ônibus + barco.

Avião: Se você escolher ir de avião, a empresa que faz este trajeto é a Air Panama, com um vôo diário todos os dias da semana. É definitivamente o caminho mais rápido para chegar a Bocas, se você não tem muito tempo a perder, este é a melhor forme de ir! A viagem será em torno de 1h e custa geralmente cerca de US 200 os dois trechos. Você sairá do aeroporto de Albrook e chegará a Colon Island, que é a principal ilha de Bocas.

Ônibus + Barco: Se você estiver viajando com orçamento limitado, a maneira mais barata é ir de  ônibus, a viagem vai demorar cerca de 10h e custa mais ou menos US 27 por trecho, você deve comprar seu bilhete pelo menos alguns dias antes da viagem. O ônibus sai da rodoviária Albrook (o mesmo lugar onde os ingressos são vendidos), todos os dias da semana. Você precisará descer do ônibus em Almirante, de lá você pegará um táxi até o porto (US 1 por pessoa) e lá você embarcará em um barco (US 6) até a ilha Colon. Algo que você deve saber é que o ar-condicionado no ônibus é muito frio (mesmo), esteja preparado! Eu sei que você está viajando para um país tropical e, provavelmente, planejando levar apenas roupas de verão, por isso, se você optar por ir de ônibus, lembre-se de trazer algo quente para user. Outra coisa, é uma viagem de 10h, leve água e algo para comer.

Onde ficar?

Bocas tem algumas ilhas que você pode ficar hospedado, é uma boa idéia planejar o que você quer fazer antes de escolher uma ilha, tenha em mente que os supermercados, a maioria dos restaurantes e bares estão em Bocas Town (na ilha principal, Colon) e todos os tours e passeios saem de lá também. Mas isso você pode resolver falando com as pessoas que vendem os passeios na ilha quando você chegar e combinar para eles te buscarem no seu hotel, mas para isso você precisa saber o que você quer fazer e quando.

Eu vou falar sobre as ilhas em que eu já estive, mas há muitas outras opções em Bocas.

Bocas Town é ótimo se você quer aproveitar a infraestrutura da cidade e não quer depender de pegar um barco o tempo todo. Tem uma grande opção de hostels, hoteis e restaurantes, até mesmo algumas lojas e boates. A primeira vez que fui a Bocas, eu fiquei em na ilha Colon no Selina Hostel que eu recomendo totalmente, tem uma boa localização, os quartos são muito confortáveis ​ e o restaurante / bar além de ter muito boa comida, tem uma vibe incrível! Agora, se você está procurando um lugar para relaxar e desfrutar da natureza, eu diria para escolher uma ilha diferente e reservar seus passeios com antecedência. Ou até mesmo fica em um hotel em Colon Island, mas longe da cidade, como a praia de Bluff e Pounch.

Carenero é a ilha mais próxima de Bocas Town, dependendo de onde você está na ilha, o barco para a cidade é de US 1 por pessoa. Carenero tem belas praias, então é ok ficar hospedado lá ou apenas passar um dia na praia. Eu já fiqeui no Aqua Lounge em Carenero Island e não recomendo se você está procurando um lugar mais relaxante para ficar.

Solarte é uma ilha com muita natureza, mas não tem muitas praias. Eu só estou falando sobre esta ilha porque eu fiquei hospedado no Bambuda Lodge que é um hostel lá e eu amei! Tudo sobre o hostel é incrível, a comida, vista, infra-estrutura e era um lugar muito agradável para passar alguns dias relaxando. O barco para a ilha principal era cerca de US 6.

Isla Batismentos, onde fica a praia Red Frog, é uma ilha um pouco mais distante, tem muita natureza, praias e algumas opções de pousadas e hotéis. É uma boa opção se você quiser relaxar em um belo cenário.

O que fazer?

A coisa boa sobre Bocas é que tem muitas coisas para fazer. Você pode escolher ficar na praia durante todo o dia e há muitas possibilidades, provavelmente na ilha em que você está hospedado ou em uma ilha próxima, não é difícil pegar um barco para outra ilha a qualquer hora do dia.

Os passeios costumam sair de manhã, por isso você precisa reservar com antecedência. Alguns dos passeios são: Bocas del Drago e Isla Pajaros que você pode fazer no mesmo dia; Cayo Zapatillas, que é uma ilha mais distante, onde a água é um azul incrível, e você pode fazer snorkeling no seu caminho de volta em um lindo recife de coral; Playa Estrellas; e você também pode alugar uma bicicleta e ir a Playa Bluff, é um ponto de surfe e a vista do caminho é incrível.

Vida noturna

Bocas Town tem algumas opções se você quiser aproveitar a noite. Além dos muitos bares que oferecem uma opção de happy hour, existem algumas casas noturnas, como Summer e Iguana. O bar do hostel que eu mencionei antes – Selina – se transforma em uma festa depois do happy hour também. E se você estiver em Bocas em uma sexta-feira, você pode experimentar o Filthy Fridays Bocas que é um uma espécie de pubcrawl em ilhas, o ingresso inclui uma camiseta, entrada para 3 bares em 3 ilhas tropicais, o transporte entre ilhas e o festa.

Além de tudo isso, você deve: levar poucas coisas de preferência em uma mochila, lembre-se que há uma boa chance de você embarcar em um barco com sua bagagem; levar com você: roupas leves, roupas de banho, protetor solar, óculos de sol e repelente de insetos (!!!); mas mais importante de tudo, apenas divirta-se neste lugar maravilhoso!

Tenha uma boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *