#2019semcanudo

Você realmente precisa do canudo?

O mundo é muito grande e mesmo com muita determinação e foco, sei que vai levar um tempo até eu conseguir viajar para todos os lugares da minha lista. Já faz um tempo que a produção de lixo no mundo vem me incomodando bastante, vários lugares paradisíacos estão desaparecendo graças ao aquecimento global ou sendo substituídos por plástico. A ídeia de que eu não vou conhecer alguma praia por que a costa está tomada de lixo me assusta mais que qualquer coisa. Por isso eu fiz a minha única promessa de ano novo: reduzir os plásticos de uso único ao máximo e não utilizar canudos plásticos em 2019 #2019semcanudo. E queria convidar você, se você tem o mesmo medo que eu, a se juntar a mim e reduzir o seu lixo, partiu?

Por que essa preocupação com o canudo plástico? Além eu achar ele desnecessário, foi um costume que criamos em tomar bebedas com canudos, mas eles não são realmente necessários para você consumir a bebida (para as pessoas que tem alguma limitação e que o canudo facilita o consumo, existem alternativas que vou falar depois, estamos falando de canudos plásticos). Os canudos são plásticos que são utilizados por um curto período de tempo e levam centenas de anos para de decompor, e representam 4% de todo o lixo plástico do mundo (500 milhões produzidos por dia só no Brasil). Além disso o canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial. E mesmo que você precise ou queria muito utilizar, existem substitutos que atendem a mesma necessidade e são mais sustentáveis!

Se não fizermos uma mudança na forma como consumimos e reciclamos plástico, em 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. Em uma pesquisa publicada em 2015 pela revista científica Science, pesquisadores descobriram que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano (entre 4,8 e 12.7 milhões de toneladas chega aos oceanos). Temos que começar de algum jeito, não é mesmo? A forma que eu escolhi para começar é não utilizar mais canudos plásticos e tentar reduzir ao máximo outros plásticos que já tem substitutos.

7 Alternativas para o Canudo de Plástico:

CANUDO DE BAMBU
Opção biodegradável, o canudo de bambu pode ser reutilizado e dura cerca de 3 anos, pois costuma absorver parte do líquido que foi bebido.

CANUDO COMESTÍVEL
Este canudo não dá pra ser reutilizável, uma vez que será consumido após o uso. Geralmente é produzido de açucar e/ou biscoito. Em alguns lugares estão utilizando a massa crua como canudo também.

CANUDO DE PAPEL
Esse canudo não é reutilizável e não dura muito tempo, se você for ficar muito tempo com o mesmo copo/canudo talvez essa não seja a melhor opção. O bom é que ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente. E ele é fácilmente encontrado no mecado.

CANUDO DE VIDRO
Por ser translúcido, este canudo é uma ótima opção, podendo garantir que sua higienização foi feita com sucesso. Um cuidado que deve ter com esse tipo de canudo é o fato de ser consideravelmente frágil, exigindo um certo cuidado a mais para seu transporte.

CANUDO DE SILICONE
Opção lavável, reutilizável e ainda melhor: dobrável. O canudo de silicone é uma ótima opção para guardar na bolsa sem o risco de quebrar.

CANUDO DE INOX
Encontrado em vários modelos – inclusive para as crianças – os canudos de inox tem sido a sensação do momento!

BEBER DIRETO DO COPO
Peça sua bebida sem canudo!

Outras alternativas para reduzir o plástico, em média, em um ano:

1 Escova de dente de bambu = 4 Escovas de plástico

1 Garrafinha reutilizável = 71 Garrafas plásticas

1 Ecobag = 792 Sacolas plásticas

1 Copo reutilizável = 1.460 copos descartáveis

1 Canudo Reutilizável = 362 Canudos plásticos

Dados: @seloeureciclo

One thought on “#2019semcanudo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *